Monte Verde - Trilha do Platô e Chapéu do Bispo
- Silva Neto
- 1 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Cidade: Distrito de Camanducaia.
Meio de acesso: Carro, moto ou a pé, pela Av Monte Verde.
Atividades: Trilha do Platô, Trilha do Chapéu do Bispo e passeio na Av Monte Verde.
O acesso: O caminho mais conhecido para chegar até Monte Verde é pela Rodovia Fernão dias, seguindo por ela você deve ir até a cidade de Camanducaia e lá é só seguir as placas que indicam Monte Verde, da cidade de Camanducaia até Monte Verde são aproximadamente 30Km, percorridos por uma linda serra, de altos e baixos, com inúmeras curvas e paisagens deslumbrantes da formosa Minas Gerais. A cidade de Monte Verde é bem turística, principalmente nos meses frios, por isso espere muitas pessoas nessa época. Quando você chega ao portal da cidade poderá ali mesmo conseguir informações turísticas, algo altamente recomendável. Seguindo reto após o portal você estará na Av. Monte Verde, a principal da cidade e onde você encontrará artigos diversos de artesanato e culinária, com diversos restaurantes esse é um oásis para os amantes de um bom chocolate quente e pão de queijo.

Trilha do Platô: Escolhemos ir até o Platô e a Pedra Chapéu do Bispo, para chegar até o platô temos que subir a rua da Mantiqueira até o restaurante Café Platô, onde deixamos carro e moto e subimos até a Trilha do Platô. A Trilha do Platô tem uma extensão de 1200m, com duração aproximada de 90 minutos ida e volta. No dia que fomos encontramos muitas famílias com crianças subindo a trilha, que tem um desnível de 225m, indo dos 1720m para os 1945m. A trilha é considerada como sendo de nível moderado, mas é subindo ela com calma e paciência, você chegará ao Platô facilmente, além disso essa trilha é muito bem demarcada, não havendo risco de se perder na volta. O Platô não é o que chamamos de pico, e sim, uma grande laje de granito, temos uma belíssima visão das montanhas mineiras, é um ótimo lugar para relaxar.

Trilha do Chapéu do Bispo: Do Platô saem duas trilhas uma para o Pico do Selado e outra para o Chapéu do Bispo, a primeira escolhemos por não fazer, primeiro por pelo tempo estar fechado no Pico do Selado e segundo por nunca termos feita a trilha, que é considerada com difícil, por isso resolvemos nos aventurar pela Trilha do Bispo, uma trilha leve, com pouquíssimo desnível e com tempo de caminhada estimado em 10 minutos, partindo do Platô.

A Pedra do Bispo nos impressionou pelo seu tamanho, é realmente algo que te leva a pensar “Como isso veio parar aqui”, e a vista da região também é belíssima. Vale cada passo dado.
Depois resolvemos voltar para o Platô e descer a trilha até o Restaurante do Platô. Ficamos devendo para um próximo capítulo da Missão Mundo, o Pico do Selado, Pedra Redonda e Pedra Rachada.
Fizemos esse passeio em apenas um dia, recomenda-se passar pelo menos uma noite em Monte Verde, para poder andar todas as trilhas, e ter uma viagem mais segura para casa, pois a estrada que leva até Monte Verde é realmente muito sinuosa, e não dispõe de iluminação.

Comentários